1º Encontro dos Grêmios Estudantis mobilizou estudantes da Rede Estadual de Ensino em todos os municípios
O evento foi realizado nesta quinta-feira (01.06), em Cuiabá, e reuniu mais de 1.500 estudantes para tratar da importância da atuação dos grêmios estudantis nas escolas
Pela primeira vez realizado em Mato Grosso, o Encontro Estadual de Grêmios Estudantis – ‘Conexão Jovem’, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, se tornou um marco para os mais de 1.500 estudantes que representaram os 556 grêmios já criados com apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) na Rede Estadual de Ensino. O evento contou com uma programação focada no fortalecimento da atuação dos grêmios nas unidades escolares, além de fomentar o protagonismo juvenil.
Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o Governo do Estado assegura aos estudantes espaços adequados e condições de funcionamento desse canal fundamental no processo de gestão democrática, onde os estudantes garantem a oportunidade de exercitar sua cidadania e contribuir na melhoria da educação. “Este protagonismo dos estudantes é fundamental, assim como o processo democrático pelo qual passaram para constituir os grêmios, discutindo as políticas internas da escola”, ressaltou.
O secretário também destacou o clima de confraternização e satisfação em poder reunir os professores interlocutores dos grêmios para compartilhar conhecimento através de atividades interativas com a comunidade estudantil. “Reunir os representantes que atuam nas escolas em prol de uma educação de qualidade e equidade foi gratificante para todos nós. Hoje, tratamos sobre a importância da comunicação entre estudantes e educadores. É um exercício de cidadania, convívio, representatividade, comprometimento e responsabilidade”, afirmou.
O Diretor Regional de Educação do Polo de Cuiabá, Fábio Bernardo, explicou que o encontro nasceu com o propósito de incentivar o protagonismo do estudante. “Esse encontro representa o êxito no projeto que une os profissionais da educação e os estudantes como parte atuante do processo educacional. “Foi resultado de um trabalho que começou em 2021 e permaneceu ao longo de 2022. Agora, se consolida com este evento em 2023. O grêmio é um espaço de aprendizagens e vivências únicas que o estudante vai levar para sua vida”, disse.
A estudante Caroline Fabiane Garcia, da Escola Estadual 13 de Maio, em Tangará da Serra, disse que a oportunidade de interagir e vivenciar essa ação vai mudar a vida de todos os participantes. “Foi um evento muito acolhedor, com uma estrutura e dinâmicas que possibilitaram a interação com os outros representantes”, contou, enquanto se reunia com a comitiva da sua escola para as últimas fotos e vídeos que vão eternizar o encontro.
Essa percepção também foi apontada pela estudante Rafaela Soares de Oliveira, da Escola Estadual Dr. Ytrio Corrêa, em Alto Garças. Segundo ela, reunir a comunidade estudantil e representantes dos grêmios foi uma oportunidade para falar sobre os projetos futuros e sobre o incentivo aos estudos. “Gostamos do que vimos e ouvimos. Foi um grande evento”.
Os estudantes Vitthor Hugo Nascimento Cardoso Cogo e Glenda Santos do Nascimento da EE. Prof. João Crisóstomo de Figueiredo, localizada no Bairro Dr. Fábio II gostaram de participar deste importante evento que possibilitou uma ampla interação com outros grêmios e também conhecer melhor sobre o papel dos grêmios estudantis nas unidades escolares. Ficaram felizes de terem participado do 1º Evento voltado exclusivamente para os grêmios estudantis.
Para o diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Daniel Vitor Pereira, o evento foi a representação da união dos estudantes em prol da educação pública com qualidade e equidade. “Foi muito importante realizar esse diálogo e falar das transformações realizadas não apenas em Mato Grosso, mas no Brasil. Acredito que na próxima edição vamos avançar ainda mais nesse contato”, finalizou.
Fonte: SEDUC/MT