A Linha 7-Rubi da CPTM está operando em via única entre as estações Vila Aurora e Perus desde às 10h35 desta terça-feira, 6 de fevereiro de 2023, devido a uma tentativa de furto de cabos que causou uma falha na sinalização na região.
A companhia adotou estratégias para minimizar os transtornos aos passageiros durante os horários de pico, com trens saindo de Rio Grande da Serra alternando entre os destinos de Vila Aurora e Jundiaí.
A tentativa de furto foi frustrada pela equipe de segurança da CPTM, que localizou e encaminhou três indivíduos ao 87° DP para registro de boletim de ocorrência. Os cabos de sinalização foram danificados, causando restrição de velocidade no trecho e interferindo na alimentação elétrica dos trens.
A CPTM ressalta que muitas falhas, que prejudicam os passageiros, são causadas por vandalismo ou furto de cabos e equipamentos essenciais para a operação dos trens ao longo de sua extensão. A empresa está tomando medidas para intensificar a segurança, como a inauguração da Central de Monitoramento da Segurança Patrimonial, a aquisição de bodycams e a parceria com a Polícia Militar para a atuação da Dejem em trens e estações.