13/11/2022 17:30, atualizado 13/11/2022 18:03
Pela primeira vez desde que assumiu a presidência, Jair Bolsonaro (PL) deixará de representar o Brasil na cúpula anual do G20, que reúne chefes de Estado das maiores economias do mundo.
O presidente Bolsonaro, que está recluso no Palácio da Alvorada há duas semanas, desde que perdeu a eleição para o petista Luiz Inácio Lula da Silva, já havia sinalizado que não iria para Bali, na Indonésia. O não comparecimento, entretanto, só foi oficializado no sábado (12/11) pelo Ministério das Relações Exteriores.
De acordo com o Itamaraty, o ministro Carlos França será o representante do Brasil na cúpula. Ainda vice-presidente, o senador eleito Hamilton Mourão (PL-RS) também não viajará para o evento.
O colunista Ricardo Noblat, do Metrópoles, havia informado que assessores de Bolsonaro estavam tentando convencê-lo a não deixar de ir ao G20. Com o anúncio oficial, sabe-se que a estratégia não deu certo.
Na reunião, líderes políticos discutem temas globais e fazem reuniões bilaterais. Este ano, por exemplo, o presidente norte-americano Joe Biden, que já está na Indonésia, vai se reunir com o presidente recém reconduzido da China, Xi Jinping.
Biden já chegou tentando baixar a tensão política com o gigante asiático e dizendo que os Estados Unidos não querem nenhum conflito com os chineses. Os dois países travam uma longa disputa econômica e tecnológica.
Isolado por causa da guerra que impõe à Ucrânia, o líder russo Vladimir Putin também não irá a Bali e a Rússia será representada por seu chanceler.
O presidente Jair BolsonaroHugo Barreto/Metrópoles
Jair BolsonaroReprodução/Redes sociais
Jair Bolsonaro, o presidenteMetrópoles
Presidente Jair Bolsonaro ladeado pelo chanceler Carlos França e pelo almirante Flávio Rocha, secretário de Assuntos Estratégicos Alan Santos/PR
Carlos Alberto França assumiu o Itamaraty em março de 2021Reprodução
Bolsonaro foi a todas as reuniões do G20 desde que chegou ao poder. Em 2019, no Japão, ele se reuniu com líderes de vários países, como o então presidente Donald Trump, dos EUA; Emmanuel Macron; da França; e Angela Merkel, primeira-ministra alemã.
Em 2020 o presidente participou por videoconferência, por causa da pandemia de coronavírus, e em 2021, foi a Roma, quando sentou ao lado de Angela Merkel, em jantar com chefes de Estado, e disse a ela que não era “mau como dizem”.
Bolsonaro também está deixando de representar o Brasil na Cúpula das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, a COP27, no Egito. Nesse caso, porém, a ausência não é inédita. Bolsonaro não foi a nenhuma edição da COP ao longo de sua gestão como presidente, que acaba em 31 de dezembro deste ano.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Os maiores destaques vão para Cheiro e Cabelo a a parceria com Léo Santana em Lugar Que Tem Banheira
Por conta das violações dos Direitos Humanos, os artistas que aceitaram o convite para cantar durante a Copa do Mundo estão sendo detonados
Giannis Antetokounmpo saiu chateado da derrota para o Philadelphia 76ers e causou depois da partida, sendo flagrado por torcedores
Durante a sua participação em A Fazenda 14, Deborah teve diversos atritos com Deolane; a apresentadora foi eliminada em um Roça quádrupla
Giba Bergamim, repórter da Globo, chamou Natália Ariede de “Michelle”, em referência a Michelle Barros, que deixou emissora em maio. Assista
Todos os direitos reservados
- Home
- Agenda e Eventos
- Categorias
- Destaques
- Dica do Profissional
- Empregos
- Previsão do Tempo
- Serviço Cidadão
- Sustentabilidade
Assinar atualizações
Receba as últimas notícias criativas da FooBar sobre arte, design e negócios.
Trending
- Lei Maria da Penha: Oito em cada dez brasileiras negras conhecem pouco sobre a Lei
- Além da licença maternidade, as profissionais do sexo vão ter direito a contratos de trabalho, seguro de saúde e aposentadoria pela nova legislação.
- Idoso atropelou jovem motoqueiro na Avenida Isaías antunes
- Jovem Sandra continua desaparecida quem souber alguma informação Ligar para polícia civil ou militar
- Exportações de madeira do Pará apresentam queda significativa nos primeiros dez meses de 2024
- IVANOR ALBA torna público que já recebeu da SEMMA/NP a LAR
- MARCOS ANTONIO SIVIERO, TORNA PUBLICO QUE RECEBEU SUA LAR JUNTO A SEMMA NP
- EZEQUIEL DOS SANTOS CABRAL TORNA PUBLICO QUE RECEBEU SUA LAR,
Bolsonaro falta ao G20 pela primeira vez e França representa o Brasil – Metrópoles
Posts Relacionados
Dia Dia Progresso. O portal parceiro do comerciante e amigo do cidadão.
Acompanhe nossas redes sociais.
Fale com o Dia Dia Progresso
- Rua Monte Castelo, 725 - Jardim Planalto - Novo Progresso - Pará CEP: 68.193-000
- (93) 98104-0000 / (93) 98128-2882
- contato@portaldiadiaprogresso.com.br
Inscreva-se para receber nossas novidades, promoções e campanhas.
Descontos e ofertas dos nossos parceiros diretamente em seu e-mail e WhatsApp
Portal Dia Dia Progresso © 2024. Todos os direitos reservados. Criado e hospedado por Gênesis Comunicação / Hosting Prime Brasil LTDA