Botelho celebra nova pós-graduação para militares de MT
ALMT, Aman e Emam se unem para realização de pós-graduação em Direito Militar. O curso ofertado aos agentes da segurança pública, inicia em agosto, deste ano
Servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp/MT), entre eles, policiais militares e do Legislativo, em agosto deste ano, vão poder realizar um curso Pós-graduação em Direito Militar. O lançamento da parceria entre a Escola da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Escola da Magistratura de Mato Grosso (Emam), instituição ligada a Associação dos Magistrados Mato-grossense (Amam) foi celebrada, hoje (20), pelo presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho e magistrados da diretoria da Amam.
A nova capacitação em Direito Militar ofertada pela Emam e Escola do Legislativo, conforme deputado Botelho, atenderá na primeira etapa, os servidores que atuam diretamente na área da segurança pública. “É um curso válido para Assembleia, Executivo e para todos que querem servir melhor Mato Grosso”, ressaltou o parlamentar ao incentivar a qualificação de excelência.
O termo de cooperação técnica, que vai permitir o curso de 360 horas, no formato híbrido (presencial e online), deverá ser assinado nos próximos dias. Ao todo, serão oferecidas 60 vagas: 50 para militares e 10 aos servidores ALMT. “Nós temos uma estrutura muito boa na Amam, e por meio deste convênio, as aulas serão ministradas aqui. Já o corpo de docentes é formado por especialistas, magistrados com mestrado e doutorado”, explicou diretor-geral da Emam, juiz Lídio Modesto da Silva Filho.
Instrumentalizar a polícia militar e equipes ligadas à segurança pública quanto as normas, regras e legislações aplicadas pela justiça estadual, segundo a presidente da Amam, juíza Maria Rosi de Meira Borba, são conteúdos que propiciam mais segurança no “dever de agir” dos profissionais diante de uma situação delituosa.
“É uma oportunidade de entender a visão do Poder Judiciário sobre como agir diante de qualquer eventualidade de um crime. Assim, juntos vamos encontrar caminhos que protejam a sociedade de forma mais efetiva e também com a garantia da integridade física e moral dos envolvidos: vítima ou acusado. O juiz tem essa visão e vai compartilhar isso no curso”, contextualiza a juíza.
Magistrados defensores da Pós-graduação em Direito Militar: Botelho também esteve nesta terça (20), na sede da Amam, com outros juízes que buscam a excelência das atividades desenvolvidas pelos agentes da segurança pública em MT. Entre eles, o vice-presidente da Amam, juiz Bruno D’Oliveira Marques, e os magistrados Tiago Souza Nogueira de Abreu, Jamilson Haddad Campos e Jeverson Luiz Quinteiro.
Fonte: Assessoria/Botelho