O Boston Celtics venceu o Indiana Pacers, fora de casa, na noite desta segunda-feira, por 105 a 102 e se tornou a franquia campeã da Conferência Leste da temporada 2023/24. A equipe conquistou a “varrida” (quarta vitória em quatro jogos) sobre o time de Indiana, na Gainbridge Fieldhouse, depois de uma virada impressionante e vai disputar as finais da NBA pela 23ª vez na história.
Jaylen Brown (que foi eleito o MVP das finais do Leste) e Jayson Tatum foram os maiores pontuadores da partida com 29 e 26 pontos, respectivamente. Derrick White foi o nome da vitória do Celtics, responsável pelo lance final do jogo, que garantiu os três pontos decisivos.
Os Celtics procuraram manter os rivais o mais longe possível do garrafão, depois de aprenderem com a vitória apertada na última partida. Sem Tyrese Haliburton em quadra pelos Pacers, que lesionou a coxa esquerda durante o primeiro tempo do segundo confronto da série das semifinais da Conferência Leste, os visitantes tiveram um obstáculo a menos no caminho para a final.
O vencedor do confronto entre Minnesota Timberwolves e Dallas Mavericks irá definir quem vai enfrentar o Boston Celtics pela final da NBA. A franquia do Texas lidera a série da Conferência Oeste por 3 a 0, e vai jogar a partida decisiva em casa, nesta terça-feira, dia 28 de maio, às 21h30 (de Brasília), no American Airlines Center, em Dallas.
O Jogo
1º período: Celtics largam na frente
O Boston Celtics começou bem a partida com quatro bolas de três, duas de Jrue Holiday, uma de Jayson Tatum e outra de Derrick White. Pelos anfitriões, Andrew Nembhard e Paskal Siakam abriram o placar, com quatro pontos cada. Sam Hauser apareceu na partida, e Doug McDermott garantiu a competitividade ao Indiana com mais três pontos.