Cuiabá é campeão invicto do Campeonato Mato-grossense 2023
Dourado é campeão pela 12ª vez e se iguala com o Operário VG como segundo maior vencedor do Estadual
Dodecampeão. Tricampeão consecutivo e campeão invicto em 2023. Foi assim que o Cuiabá encerrou o estadual da temporada neste sábado, ao vencer o União por 1 a 0, na Arena Pantanal, pelo jogo de volta da grande final – no jogo de ida, em Rondonópolis, o Dourado também venceu, por 2 a 0. Mateusinho, no primeiro tempo, marcou o gol da vitória e do 12º título estadual do Cuiabá.
O Cuiabá encerrou o Campeonato Mato-grossense de 2023 com uma campanha irretocável. Na primeira fase, obteve 100% de aproveitamento – 9 jogos e 9 vitórias. Na semifinal, não sofreu gols e passou pelo Luverdense com um empate e goleada por 5 a 0 na Arena. Na final, duas vitórias.
Ao todo, foram 13 jogos, 12 vitórias e um empate. Foram 34 gols marcados e apenas quatro sofridos.
O jogo do título
O União começou o jogo com uma postura bastante ofensiva e pressionando o Dourado. O time visitante chegou a criar uma grande chance, aos cinco minutos. Mas Walter, como é de costume, fez grande defesa e impediu que a equipe de Rondonópolis saísse na frente na Arena Pantanal.
O Dourado recuperou o controle de jogo e passou a acumular chances de gol. Filipe Augusto teve duas boas oportunidades. Na primeira, desviou cruzamento de Ceppelini e a bola raspou a trave direita. A segunda foi um chute de fora da área que parou em grande defesa do goleiro Elias. Denilson, também de fora da área, quase marcou um golaço.
A persistência do Dourado deu resultado aos 28 minutos. Mateusinho recebeu passe dentro da área e bateu no canto, sem chances de defesa para Elias. Cuiabá 1 a 0 e ainda mais perto do título.
Wellington Silva também foi bastante participativo na primeira etapa e era uma das principais armas ofensivas do Dourado, especialmente em jogadas de velocidade e de dribles pela ponta esquerda. O atacante chegou a marcar um gol, que foi anulado pela arbitragem que alegou impedimento.
A segunda etapa foi de menos intensidade por parte do Dourado, que administrou a vantagem – no placar e no acumulado da decisão – mantendo a posse de bola e evitando que o União ameaçasse o gol defendido por Walter. Deyverson, aos 29 minutos, marcou um golaço, de voleio, mas a arbitragem, mais uma vez, anulou por impedimento. Após o lance, o centroavante deu lugar a Pitta.
A torcida do Cuiabá presente nas arquibancadas da Arena Pantanal já gritavam “é campeão” e anunciavam: está chegando a hora! E, aos 48 minutos de jogo, a arbitragem encerrou a partida, decretando mais um título estadual para o maior clube de Mato Grosso, representante do nosso povo entre os grandes do futebol nacional.
Palco montado para a festa, Walter a postos e o grande momento, enfim, chegou: o capitão, junto ao elenco campeão, levantou a taça e fez a festa de torcedores, atletas, comissão técnica e funcionários do Cuiabá, que celebra mais uma conquista.
O Cuiabá esteve em campo para conquistar o título com Walter; Matheus Alexandre, Marllon, João Maranini e Mateusinho (Vinicius Boff); Denilson (Ronald), Filipe Augusto e Pablo Ceppelini; Jonathan Cafú (Rafael Gava), Wellington Silva (Iury Castilho) e Deyverson (Isidro Pitta). O comandante da conquista é o técnico português Ivo Vieira