O Governo de São Paulo está coordenando uma campanha de doações para ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil estão recebendo doações desde domingo (5) e, a partir desta segunda-feira (6), os postos do Poupatempo também começaram a arrecadar doações da população.
Pessoas físicas, entidades e empresas podem ajudar. As doações devem ser entregues no depósito do FUSSP, na Avenida Marechal Mário Guedes, 301, no bairro do Jaguaré, das 8h às 17h durante a semana. As companhias aéreas Latam, Gol e Azul se voluntariaram para transportar as doações devido aos bloqueios nas estradas.
Outra opção é doar em qualquer um dos 241 postos do Poupatempo, presentes na capital, Grande São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte e interior, cujos itens serão repassados ao FUSSP para distribuição no Rio Grande do Sul. Na região noroeste da cidade, a unidade mais próxima fica localizada na Rua do Curtume, s/n – Lapa.
Água potável, produtos de limpeza e higiene são as prioridades. Comida e roupas não são necessidades urgentes e não devem ser enviadas.
O FUSSP não aceita doações em dinheiro ou PIX. Para isso, é necessário contatar os canais oficiais do governo gaúcho. Também é possível ajudar como voluntário no depósito de São Paulo, auxiliando no transporte e separação dos itens, comparecendo ao local indicado.
Veja a lista de produtos prioritários para doação:
- Água
- Água sanitária
- Balde
- Desinfetante
- Detergente
- Detergente em pó
- Escova para lavar
- Esponja para limpeza
- Esponja de aço
- Limpador multiuso
- Luva de látex
- Pano de chão
- Rodo
- Sabão em barra
- Sacos de lixo
- Saponáceo
- Vassoura
- Aparelho de barbear
- Creme dental
- Escova de dente
- Fio dental
- Sabonete
- Shampoo e condicionador
Outras informações sobre as doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul podem ser acessadas no site do FUSSP fundosocial.sp.gov.br ou pelos telefones 11 2193-6979 e 11 3238-3944.