Para conter o avanço da doença, a pasta também divulgou que irá implementar um “Dia D” de mobilização nacional contra a dengue, no próximo sábado, dia 2 de março, com o tema “10 minutos contra a dengue”, em alusão ao período diário dedicado à eliminação do mosquito transmissor.
“[Será] um momento de atenção do país, de atenção das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, de um monitoramento muito próximo ao que está acontecendo nas diferentes regiões, estados e municípios”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade, numa coletiva de imprensa em Brasília.
No evento, o Ministério da Saúde não elaborou em detalhes as ações planejadas para a data, porém afirmou que, em colaboração com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), apresentaria as medidas planejadas para o “Dia D” na próxima quarta-feira (28).
No começo do mês, o governo anunciou que ampliou para R$ 1,5 bilhão os recursos reservados para apoiar estados, municípios e o Distrito Federal no enfrentamento de emergências, como a alta de casos de dengue no país. Em 2023, a pasta havia reservado somente R$ 256 milhões para esse fim.