A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, no Tucuruvi, Zona Norte de São Paulo, está entre as dez escolas finalistas do prêmio “World’s Best School”, “Melhor Escola do Mundo”, em tradução livre. Os vencedores do prêmio serão anunciados em novembro.
O prêmio é da T4 Education, uma plataforma global que reúne uma comunidade de mais de 200 mil professores de mais de 100 países com o objetivo de transformar a educação no mundo.
Os alunos descobriram nesta quinta (13) que a escola está concorrendo ao prêmio pela categoria Colaboração Comunitária por causa dos projetos de xadrez e atletismo, que tiveram o apoio da ONG Parceiros da Educação para implementar.
Os alunos se reuniram no ginásio para descobrir e fizeram uma festa para comemorar. O secretário da Educação do Governo de São Paulo, Renato Feder, também estava no local.
Aluno pratica aula de Atletismo, na Escola Estadual Pedro Costa, na Zona Norte de SP — Foto: TV Globo
A escola pública está concorrendo ao prêmio ao lado de outras instituições de ensino de países como Estados Unidos, Suécia, Argentina, Peru, Paquistão, Quênia e Índia.
Os professores responsáveis pelos projetos são: Leonardo Alcântara, de Xadrez, e Luiz Fernando Junqueira, de Atletismo.
“É um reconhecimento do nosso trabalho (…) é um projeto de toda a escola e o projeto veio para dar oportunidade para todo mundo, de trabalhar e realizar as atividades aqui dentro da nossa comunidade”, contou o professor de atletismo.
“Trabalho na educação há muitos anos, nove anos no xadrez aqui. Foi muito importante ver o desenvolvimento, o crescimento cognitivo da criança, o desenvolvimento de socialização, de capacidade, de habilidades, de contato com o outro através das regras, através da responsabilidade, o protagonismo deles”, comentou o professor de xadrez.
Crianças jogam xadrez em Escola Estadual Pedro Costa, na Zona Norte de SP — Foto: TV Globo
A escola ainda participa de uma votação popular entre todas as 50 escolas indicadas nas cinco categorias diferentes para receber o prêmio “Escolha da Comunidade”.
“Os Parceiros da Educação informaram que tinha esse concurso mundial e, aí, a gente acabou se inscrevendo, mas não imaginava que ia chegar até onde a gente chegou”, contou a diretora da Escola Estadual Deputado Pedro Costa, Janaina Freire.
Desde o ano passado, a Escola Estadual Pedro Costa e outras 60 unidades de ensino fazem parte do “Programa de Apoio às Escolas”, do governo estadual junto à ONG de Parceiros da Educação, que incentiva quatro pilares: gestão; pedagógico; infraestrutura e família; e comunidade.
Segundo o Sistema de Avaliação de Educação Básica (SAEB), a nota da escola que era 222,2 em 2021, subiu para 246,4 em 2023.
Já segundo o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), a nota deles passou de 213,65 em 2022, para 228,65 em 2023.
Ainda segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de SP, a nota em 2022 era de 5,23 e em 2023, subiu para 6,18.
FOnte da matéria: www.g1.globo.com