Geração Solar em plantas flutuantes de espelho d’água de maneira sustentável

Iniciativa desenvolvida no Ceará visa reduzir os altos custos com energia elétrica e promover a sustentabilidade da operação
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) está avançando em seus esforços para a geração de energia solar em suas operações, por meio da Gerência de Eficiência Energética (Gefen), criada em julho de 2024. O objetivo da iniciativa é reduzir os altos custos com energia elétrica e promover a sustentabilidade da operação.
Carlos Alberto Teixeira, gerente de eficiência energética, detalha que a companhia está estudando o potencial de geração fotovoltaica em reservatórios do Estado. Entre as opções avaliadas, destaca-se a implementação de plantas flutuantes, onde painéis solares seriam instalados sobre o espelho d’água de açudes, captando energia solar de maneira eficiente.
As Estações Elevatórias 00 e 01, localizadas em Pacatuba, já possuem infraestrutura pronta para autoprodução de energia, o que beneficiaria tanto o consumo da própria companhia quanto a possível comercialização no Mercado Livre de Energia. “Na busca por um modelo sustentável de transferência de recursos hídricos que atenda todos os interesses da população cearense, é importante que a Cogerh percorra esse caminho de inovação no uso da energia solar para garantir a sustentabilidade da sua operação”, afirma Carlos Alberto.