Um policial militar de São Paulo foi afastado preventivamente após permitir que o youtuber Gen Kimura participasse de abordagens policiais e posasse com uma arma durante uma perseguição policial. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou o afastamento na noite de terça-feira (25), informando que uma sindicância foi aberta para investigar o caso.
No início de junho, Kimura publicou um vídeo de mais de 40 minutos no YouTube, intitulado “Patrulhando FAVELAS com o Batalhão Tático da PM (24hrs na vida de um Policial)”, em que ele acompanhava policiais do 18º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, localizado na Freguesia do Ó, durante patrulhamentos em várias favelas, como Iraque, Parque Taipas e Capadócia. O vídeo inclui cenas de uma perseguição a uma moto roubada e Kimura posando com um fuzil.
A SSP, ao ter acesso às imagens, solicitou esclarecimentos à Polícia Militar, que prontamente iniciou uma investigação. A Secretaria ressaltou que a participação de um civil em atividades exclusivamente militares é proibida e será rigorosamente investigada.