O Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária Imediata e Formação de Cadastro Reserva exclusivo para médicos, que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, oferece salários atrativos para os profissionais que forem aprovados no certame. No edital estão previstos cargos de clínico geral, clínico geral APS (Atenção Primária à Saúde), médico emergencista e médico pediatra, que serão alocados em toda a rede de assistência em saúde municipal. São 385 vagas, sendo 105 imediatas e 280 para cadastro reserva.
Para os cargos de clínico geral, médico emergencista e pediatra, a remuneração total, contando com as gratificações, pode chegar a R$ 6,5 mil, para uma jornada de 20 horas semanais. “Estes médicos serão alocados em UPAs e Policlínicas. O médico que fizer dois plantões de 12 horas durante a semana poderá ganhar mais do que essa remuneração, pois excederá as 20h e receberá as horas extras trabalhadas. Se ele quiser trabalhar além destas 20h, ele receberá o que chamamos de plantão extra, que não entra nesse cálculo da remuneração”, comentou o secretário municipal de saúde, Guilherme Salomão.
A remuneração do clínico geral APS é maior porque ele deverá trabalhar 40h semanais nas unidades básicas de saúde. Esta carga horária para médicos da Atenção Primária é uma determinação do Ministério da Saúde, que tem como objetivo fazer com que o profissional de saúde estabeleça um vínculo com os pacientes da comunidade. “Pelo fato destes médicos precisarem cumprir a carga de 8h na unidade básica, o salário estipulado para eles no edital é mais alto, podendo chegar a até R$15 mil com as gratificações. Importante ressaltar que, tanto para os médicos que trabalharão em UPAs e Policlínicas, quanto para os médicos APS, as gratificações serão concedidas conforme produção.
As inscrições do processo seletivo estão abertas desde o dia 16/02/2023 e continuarão até as 23h59min do dia 02/03/2023, pelo site provimentoprefeitura.cuiaba.mt.gov.br ou pelo próprio site da Prefeitura Municipal cuiaba.mt.gov.br, no banner específico do seletivo simplificado.
“Esta é mais uma ação que estamos realizando para recompor nosso quadro de médicos, que foi severamente prejudicado após o cumprimento de uma decisão judicial que nos obrigou a exonerar os contratos temporários. Estamos trabalhando arduamente para resolver de uma vez por todas o problema da falta de médicos na rede, antes mesmo dos aprovados no concurso público tomarem posse. Nosso objetivo principal é proporcionar à população atendimento em saúde de maneira acessível e com muita qualidade”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
Fonte: SECOM/PMC