O frio chegou com força ao Brasil nesta semana, trazendo com ele uma cena curiosa em Santa Catarina: em Bom Jardim da Serra, município do sul do estado, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) espalhou sal em um trecho de uma rodovia entre a noite de domingo (30) e a madrugada da última segunda-feira (01).
A ação buscou impedir que a pista ficasse congelada na estrada, que também faz parte da Serra do Rio do Rastro. No total, foram 400 quilos de sal derrubados na pista.
Mas você sabe por que jogar a substância em estradas é uma solução eficiente e segura?
A explicação está no fato de que o cloreto de sódio (ou NaCl, o nome científico do sal) reduz o ponto de congelamento da umidade na superfície da estrada.
Ou seja, quando as temperaturas baixam e o sal é jogado em ruas e calçadas antes de uma nevasca – uma prática muito comum em países europeus e nos Estados Unidos – fica mais díficil para que a água se transforme em gelo e, assim, atrapalhe o trânsito de veículos e pedestres, já que o gelo deixa tudo mais escorregadio e perigoso.
O nome técnico para isso é abaixamento do ponto de fusão de soluções aquosas salinas.
Um palavrão que, na prática, quer dizer que estamos simplesmente reduzindo a temperatura de congelamento da água ao criar essa salmoura (uma solução de água saturada de sal).
No Reino Unido, por exemplo, grandes quantidades de sal são armazenadas e distribuídas estrategicamente para manter as estradas transitáveis durante o rigoro inverno europeu.
Segundo o National Highways, o serviço responsável por operar as estradas britânicas, cerca de 280 mil toneladas de sal são armazenadas todos os anos para essa prática.
Agora apesar de eficaz, a solução apresenta alguns riscos ambientais, visto que o sal pode infiltrar-se em águas superficiais e subterrâneas, contaminando reservatórios de água potável e poços.
A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) explica, por exemplo, que a alta concentração de cloreto de sódio em águas superficiais é tóxica para peixes, insetos e anfíbios.
Além disso, o sal acumulado nas margens das estradas pode matar plantas e prejudicar a fauna que consome os cristais de sal.
Uma solução para isso é o uso do cloreto de magnésio (MgCl2), que é considerado mais seguro, embora mais caro. Em geral, é necessário o dobro da quantidade dessa substância para cobrir a mesma área que seria coberta pelo sal.
Fonte: www.g1.globo.com