A Prefeitura de São Paulo entregou nesta segunda-feira (10), as obras de requalificação e modernização do Terminal Pirituba, que atende 37 linhas municipais e cerca de 35 mil passageiros diários.
Com melhorias significativas, incluindo novos banheiros, acessibilidade aprimorada, uma bilheteria revitalizada e um Centro de Operações mais tecnológico, as obras, realizadas pela concessionária SP Terminais Noroeste, incluíram um novo sistema de monitoramento com 73 câmeras, novos painéis de mensagens dinâmicas e telões de informações. Há, ainda, um totem de autoatendimento com acesso ao Portal 156 da Prefeitura, ao lado do novo Balcão de Informações. No bicicletário, hoje com 156 vagas, foram instaladas câmeras interna e externa, além de vídeo-porteiro controlado diretamente pelo CCO
Os sanitários foram completamente revitalizados e agora são mais modernos, sustentáveis e funcionais, com recursos como economizadores de água e cisterna para reuso. O terminal também ganhou um Banheiro Família e melhorias nas instalações para os funcionários. A acessibilidade foi aprimorada com novas sinalizações em braile, rampas de acesso e piso tátil, obtendo o Selo de Acessibilidade Arquitetônica da Prefeitura.
A reforma do Terminal Pirituba é parte de um contrato de concessão que abrange nove terminais no Bloco Noroeste. Este é o segundo terminal revitalizado, após o Terminal Pinheiros, entregue em março. A concessionária é responsável pela administração, manutenção e exploração comercial dos terminais por 30 anos.